A moda hoje é adaptar personagens de gibis para as telas de cinema, principalmente super-heróis. Só que existe o outro lado da moeda, filmes que mereceram boas adaptações para quadrinhos. Abaixo, comento aquelas que mais gosto. Boa parte li por aí, em formato digital, catando aqui e acolá na rede, mas todas são meu sonho de consumo em papel. Não é tão difícil de achar. A maioria está disponível nas amazons e e-bays da vida a preços camaradas. Portanto, à caça!

 

Alien (Archie Goodwin  & Walt Simonson): “Alien, o Oitavo Passageiro”, no Brasil. O trailer é um primor, procurem (“No espaço, ninguém pode ouvir você gritar”). O filme, terror de primeira. E a HQ de Goodwin e Simonson não fica atrás. Fazem o máximo com o espaço que tem, contam a estória de maneira muito eficiente. Ótima diversão!

alien-02 Alien2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2001, Uma Odisséia no Espaço (Jack Kirby & Frank Giacoia): Jack Kirby e Stanley Kubrick. Kirby, mestre do impacto, do dinamismo, da ação ininterrupta, da estória contada curta e grossa, pim-pá-pum-contei-fim-próxima! Kubrick, mestre do silêncio, da ambiguidade, da sutileza. Em suma, nada a ver. Ou tudo, sei lá eu. O fato é que 2001, o quadrinho, não parece nada com o filme. É, sim, a mesma estória mas a experiência é outra. É Kirby. Estranho, mas para mim, fã de Kirby, um prazer.

2001-adaptation-pages-24-25 2001-Kirby-Nave

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Duna (Ralph Macchio & Bill Sienkiewicz): O livro é bom, o filme de David Lynch, nem tanto. Já a arte de Bill Sienkiewicz é de tirar o fôlego. Esse gibi esteve em minhas mãos em um sebo de Porto Alegre, uma edição francesa muito bonita, em capa dura, e eu não comprei! Burro! Imbecil! Como diria o grande filósofo Falcão: “Para vacilão, todo castigo é pouco”!

tumblr_mk2mbjMTiM1ru7lgno5_1280 bill-sienkiewicz-and-ralph-macchio-dune-page-003

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Império Contra-Ataca (Archie Goodwin, Al Williamson, Carlos Garzon): Goodwin novamente, em uma bem sucedida adaptação das desventuras de Luke Skywalker e amigos, dessa vez em parceria com o mestre Al Williamson, que por muitos anos desenhou os quadrinhos de “Guerra nas Estrelas” para os jornais americanos em belíssimas pranchas dominicais. Essa eu tenho em casa, não me canso de folhear.

 

walker2 p7_3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Blade Runner (Archie Goodwin, Al Williamson, Carlos Garzon): Mais uma da dupla Williamson e Goodwin! Não dá pra errar com esses dois. Se puder ler com a trilha sonora do Vangelis, melhor ainda!

comic-book-panel--blade-runner starwars8008

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outland (Jim Steranko): Adaptação da ficção científica “Outland: Comando Titânio”, com Sean Connery. O filme é legalzinho,  uma espécie de “Matar ou Morrer” ambientada no espaço. A quadrinização ficou a cargo do grande Jim Steranko! É a mais  cinematográfica das adaptações com Steranko criando belas ilustrações em panorâmicas páginas duplas, como se fosse uma tela de cinema. No fim, a HQ é até mais interessante que o filme na qual se baseou. Aula magna de design!

steranko-outland 12361-Outland-de-Steranko_2_original