Há muito tempo atrás, em um continente distante,  foi publicada na China uma adaptação do primeiro filme de “Guerra nas Estrelas”. Não sei que referências o artista teve à disposição na época. Algumas coisas, como a Millenium Falcon, foram claramente inventadas. Certos quadros parecem copiados de fotos que nada tem a ver com “Guerra nas Estrelas” (notem a toureira Leia e o jesuíta Obi-Wan). Talvez ele tenha tido acesso limitado somente a algumas imagens do filme ou a alguma versão do roteiro, a exemplo de seu colega americano Howard Chaykin, que fez a adaptação oficial para a Marvel Comics. De qualquer modo, é um pedaço de história. Muito interessante!

O final da adaptação deixa clara a intenção do filme original. Darth Vader não é pai de Luke, muito menos de Leia. Ele assassinou o pai de Luke, conforme contado por Kenobi e, no fundo, não passa de um terrível  genocida que exterminou milhões ao destruir um planeta inteiro como parte de um interrogatório. Luke e Leia não apenas não são irmãos como ficam juntos no fim. Depois, George Lucas mudou de ideia e a estória virou o que virou.  Personagens dele, direito dele, mas eu ainda prefiro a versão apresentada no filme de 1977.

Segue o link para o site onde descobri essa jóia, com a tradução do chinês para o inglês!

http://www.nickstember.com/chinese-star-wars-comic-part-1-6/

Chinese_star_wars_comic_manhua_llianhuanhua8-1024x788 Chinese_star_wars_comic_manhua_llianhuanhua13-1024x835 Chinese_star_wars_comic_manhua_llianhuanhua-53-1024x786 Chinese_star_wars_comic_manhua_llianhuanhua-87_Page_38-1024x819 Chinese_star_wars_comic_manhua_llianhuanhua-143-1024x813