• HQs QUE GOSTO: IRON MAN #258

      Houve uma época em que, de vez em quando, eu topava com algum gibi americano nas bancas e livrarias que frequentava. Ao contrário de hoje, os gibis não eram plastificados e dava pra educadamente dar uma folheada e checar o conteúdo. Se a arte me agradava, eu costumava levar no impulso já que os preços não eram os absurdos dos dias atuais. Provavelmente foi assim que obtive Iron Man #258, o primeiro episódio do arco “Guerra das Armaduras II” com roteiro de John Byrne e arte de John Romita Jr. (lápis) e Bob Wiacek (arte-final).

      A estória provavelmente foi criada usando o método Marvel em que, com base em um esboço de roteiro, o artista desenha a estória a lápis definindo o ritmo e lay-out das páginas e o roteirista acrescenta os diálogos posteriormente. John Romita Jr é um grande quadrinista, muito admirado por John Byrne. Notem que, diferente da maioria dos gibis, nos créditos de abertura os nomes de Romita Jr e Wiacek aparecem antes de Byrne. Romita Jr desenha muito! Byrne o deixa à vontade para coreografar as sequência e Romita Jr. não decepciona! As cenas de luta do Homem de Ferro são uma aula de ação, o herói mostrando todo seu poder em poses marcantes. A arte transmite impacto e dinamismo em um estilo que confere ao herói (e seus oponentes) uma imponência visual e um poder físico avassalador, para logo depois contrabalançar essa força ao mostrá-los como pequenos corpos frente a alguma máquina ou robô gigantesco! O roteiro acompanha e complementa a arte com maestria, o ritmo é acelerado e a equipe criativa parece estar se divertindo bastante! Wiacek, o colorista Paul Becton e o letrista Michael Heisler não ficam atrás na competência e colaboram com um produto visual muito atraente.

      Neste primeiro capítulo de “Guerra das Armaduras II”, após se exercitar em uma espécie de “sala de guerra” o Homem de Ferro investiga uma série de acontecimentos estranhos que ameaçam destruir as indústrias Stark em um desastre nuclear. Ao final, ele se depara com o responsável pelo incidente e… continua no próximo número! Belo gibi em meras 22 páginas que deixam um gostinho de “quero mais”, como deve ser todo bom primeiro episódios de estórias serializadas! Bravo!